AA Tamanho do texto
Home > Envolvimento Comunitário > Comunidade > Voluntariado

VOLUNTARIADO

O programa de voluntariado da Cargill é integrado por 360 funcionários. Em 2009, 60 profissionais da sede da empresa em São Paulo puderam aderir à iniciativa e participaram de treinamentos, ministrados por consultor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), sobre responsabilidade social corporativa e as práticas contempladas nas atividades voluntárias da Fundação Cargill. Anualmente, os integrantes dos programas de todo o Brasil passam por reciclagem. A preocupação com a atuação qualificada dos voluntários inclui ainda a distribuição entre eles de ferramentas como o Caderno do Voluntário, com informações e orientações gerais sobre voluntariado e programas da Fundação Cargill, e a Apostila do Voluntário, com sugestões de atividades lúdicas criadas de acordo com os princípios e objetivos dos programas Fura-Bolo e “de grão em grão”.

No ano também foi realizado o II Encontro Nacional de Coordenadores de Voluntários, em Mairiporã (SP), que reuniu 38 profissionais da empresa que ocupam o cargo em 13 municípios contemplados nos programas Fura-Bolo e “de grão em grão”. A reunião possibilitou a troca de experiências e ideias e o reforço do comprometimento coletivo, assim como dos valores que devem basear as ações desenvolvidas. A s atividades envolveram temas como liderança, trabalho em equipe, comunicação, busca de soluções e foco em resultados.

Em São Paulo, os voluntários participaram de uma ação de responsabilidade social com cerca de 30 crianças abrigadas pela instituição Maria Helen Drexel, que ampara jovens em situação de risco, proporcionando-lhes um lar substituto. Durante oito meses, as crianças e os adolescentes da instituição participaram de aulas de teatro para montagem de peça inspirada em textos do livro da Coleção Fura-Bolo “O Brasil de todos nós”. Os voluntários da Cargill foram responsáveis pela confecção dos figurinos utilizados pelo elenco, preparação de cenários, fotografias, filmagem, segurança, monitoria, distribuição de ingressos e alimentação no dia do evento. A montagem foi encenada no Teatro Vivo, em São Paulo, para mais de 200 pessoas. Para assistir ao espetáculo, o público colaborou com doação de alimentos, destinado à instituição.

Compartilhe este link: Compartilhar no LinkedIn Twittar este Conteúdo Compartilhar no Facebook Imprimir