AA Tamanho do texto
Home > Práticas Humanas > Público Interno

Em um ano ainda marcado pela crise econômica mundial, a Cargill preservou seu quadro de funcionários, visto como fundamental para o sucesso de seus negócios. Assim, encerrou o período com 6.032 trabalhadores diretos e outros 4.042 terceirizados, o que representou, respectivamente, acréscimos de 4% e 29% na comparação com 2008. Do total de terceirizados, 22% são referentes às contratações feitas para as obras das fábricas de Primavera do Leste (MT) e Uberlândia (MG). Listada pelo nono ano consecutivo como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil, no ranking das revistas Você S.A. e Exame, a companhia se empenha para ser cada vez mais desejada pelas pessoas que nela trabalham.

Além de buscar profissionais no mercado, abre oportunidades de desenvolvimento para o crescimento de suas equipes por meio de sistema de recrutamente interno. Em 2009, essa prática beneficiou 84 funcionários, que preencheram 51% dos postos abertos.

Os programas de estágio e trainee também tiveram êxito no ano, quando 7.700 pessoas se candidataram para atuar como estagiários e 81 foram contratados pela empresa. São estudantes do penúltimo ou último ano de cursos de graduação de áreas diversas. Já no âmbito do Programa de Trainees, 12 pessoas foram selecionadas entre 9 mil candidatos.

A Cargill terminou 2009 com 6.032 trabalhadores diretos, o que representou acréscimo de 4% na comparação com o ano anterior.

Essas e outras práticas de gestão de pessoas são baseadas no Modelo de Liderança Cargill (MLC), que abrange todos os níveis hierárquicos. Ele aponta as competências desejadas pela empresa de seus funcionários: Aprendizagem, Execução, Conhecimento e Comportamento. Para alcançá-las, a Cargill defende três valores, o coração do MLC: Integridade, Convicção e Coragem.

Também com base no MLC é desenvolvido o Programa de Gestão de Performance, que inclui avaliação 360º e mapeamento das habilidades dos funcionários para a definição de ações que os levem a alcançar as competências desejadas pela Cargill. São os próprios funcionários, com os gestores, que elaboram planos de desenvolvimento individual e metas para o crescimento profissional. Em 2009, 691 pessoas participaram de workshops sobre o modelo de liderança da Cargill. A empresa já deu a largada para a adoção de ferramenta eletrônica de avaliação de desempenho que vai reduzir o consumo de papel e a burocratização do processo.

A Pesquisa de Engajamento passou por revisão e terá seu escopo ampliado já em 2010, quando passarão a ser considerados temas adicionais como sustentabilidade e reputação. A ferramenta também servirá de subsídio para que a empresa planeje suas ações relacionadas à diversidade, à satisfação dos funcionários com o ambiente de trabalho e à segurança deles para agir espontaneamente e expressarem suas opiniões.

Em relação à diversidade, destaque também para o Programa Integrar, desenvolvido em parceria com o Instituto Pró-Cidadania, para a contratação, integração e capacitação de pessoas com deficiência – hoje a empresa mantém 175 profissionais com esse perfil.

Compartilhe este link: Compartilhar no LinkedIn Twittar este Conteúdo Compartilhar no Facebook Imprimir