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SEGMENTO ALIMENTÍCIO

Foods Brasil

A Unidade comercializa e distribui produtos de consumo para o varejo brasileiro, e óleos e gorduras vegetais para a indústria alimentícia e o mercado de food service. Entre as marcas de produtos de consumo estão os óleos vegetais de cozinha Liza, Mazola, Purilev e Veleiro; óleos compostos Maria e Olívia; maioneses Liza, Gourmet, Maria e Mariana; e molhos para salada Liza. É responsável ainda pela comercialização e distribuição dos azeites Gallo e La Española.

Em um ano marcado por incertezas em relação ao mercado de consumo interno, em decorrência da crise internacional, a Unidade registrou crescimento expressivo, com aumento significativo dos volumes comercializados e de market share. Um dos destaques foi a abertura da linha de produção do óleo de soja Liza em Primavera do Leste (MT), o que amplia a competitividade do produto, já que a fábrica está localizada na região que mais produz a matéria-prima no País e tem fácil acesso a mercados em que havia espaço para aumento da penetração, como nas Regiões Centro-Oeste e Nordeste.

O crescimento de demanda pelos produtos de foods resultou na necessidade de investimentos para ampliação de capacidade e eliminar gargalos. Foram destinados recursos para ampliar a produção e o fornecimento de gorduras e óleos com melhor perfil de saudabilidade, bem como a produção de molhos para salada. A equipe de vendas também foi ampliada em 25%, chegando a aproximadamente 100 profissionais – para a expansão da presença e visibilidade dos produtos, bem como para a prestação de atendimento diferenciado aos clientes em todas as regiões do Brasil. Entre os produtos que registraram acréscimo de vendas destacaram-se especialmente as categorias de azeites e óleos especiais, em que os avanços foram de 13% e 5%, respectivamente.

Atenta à expansão da demanda por molhos para saladas, a Cargill lançou dois sabores sob a marca Liza: Iogurte e Mostarda e Mel. Eles se somaram a outras cinco variações. No início do ano a empresa estimava acréscimo de até 12% de demanda pelos molhos, mas o avanço foi de 20%.

Outros destaques foram a permanência da maionese Liza Receita Caseira no portfólio de produtos (que havia sido lançada inicialmente como edição limitada) e a exportação do óleo de canola Purilev para Argentina e Paraguai – já estava na Venezuela, Uruguai e Chile.

No mercado de food service, a empresa lançou o vinagre balsâmico Gallo, comercializado em garrafa de 250 ml para restaurantes, bares e hotéis.

A empresa se destaca também como fornecedora de gorduras diferenciadas para a indústria, que vão ao encontro do desejo cada vez maior dos consumidores por produtos mais saudáveis. Para criar as soluções nesse mercado, a empresa trabalha sempre considerando quatro aspectos: atender necessidade de aplicação do cliente; buscar 0% de gordura trans; desenvolver produtos de baixa gordura saturada; e alcançar custo competitivo.

O ano foi marcado ainda pela incorporação da área de preparados de frutas (líquidos, em pó, solúvel e emulsões) que antes estava atrelada à Unidade Flavor Systems. Com isso, a Cargill pretende aumentar a exposição do portfólio aos clientes de food service e varejo.


Cacau & Chocolate

Maior processadora de cacau da América Latina, a Cargill é líder no mercado brasileiro e exporta para países como Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Bolívia, México, Estados Unidos, Canadá e Holanda. Além de duas fábricas – processadora de cacau, em Ilhéus (BA), e chocolate e compound, em Porto Ferreira (SP) –, mantém quatro filiais e um posto de serviço para a compra de amêndoas, localizadas próximas aos produtores – em Ilhéus, Itabuna, Gandu e Coaraci, na Bahia, e Altamira, no Pará. Também produz e comercializa uma linha especial de pós de cacau – Spectrum – e diferentes tipos de liquor e manteiga de cacau.

A Unidade Cacau & Chocolate mantém sua vocação inovadora ao criar produtos e desenvolver, em parceria com os clientes, fórmulas específicas que atendam às suas necessidades nas categorias de mercado lácteo, confeitos, achocolatados em pó, achocolatados prontos para beber, panificação e confeitaria. Em 2009, foram processadas 64 mil toneladas de amêndoas na unidade industrial baiana.

Investiu em novas prensas, na automatização da montagem de pallets e na renovação da linha de produção. Na fábrica de Ilhéus, a linha especial de pós de cacau (Spectrum Line) foi ampliada com o lançamento dos pós de origem única e controlada – Ocean e Amazon (produzidos com as melhores amêndoas de cacau da Bahia e do Pará, respectivamente) – além de um blend especial, o Capri. Na unidade de Porto Ferreira foram ampliadas as soluções para o canal food service e lançados o chocolate Genuine Branco e a Cobertura & Raspas meio amargo.

A redução do consumo de chocolates no ano, especialmente nos Estados Unidos, em razão da crise financeira mundial, afetou diretamente a demanda por manteiga de cacau, uma das principais matérias-primas na produção da iguaria. Por outro lado, produtos com valor mais baixo, como biscoitos recheados e outros alimentos com sabor chocolate, tiveram incremento significativo de vendas, o que afetou positivamente a comercialização de pó de cacau. Um desafio para a Unidade foi a falta de amêndoas de cacau no País, que desde o final dos anos 1990 a tem levado a importar o produto da Indonésia e Costa do Marfim para suprir a necessidade de processamento. Para evitar a recorrência dessa situação, a Cargill apoia a produção agrícola na Bahia e no Pará, de forma a incrementar a safra brasileira. A equipe de gerenciamento de riscos da empresa também utiliza ferramentas financeiras para minimizar os riscos dos produtores de cacau com a volatilidade da International Commodities Exchange (ICE).


Amidos e Adoçantes

A Unidade fornece ingredientes para a fabricação de balas e confeitos, bebidas, lácteos, alimentos de conveniência e panificação, entre outros. Já para a indústria, é fornecedora de insumos nas áreas de papel, papelão, química, fermentação, têxtil e mineração. Em Porto Ferreira (SP), a Unidade de Negócio produz soro de leite e realiza o processo de secagem de maltodextrina, atendendo ao mercado alimentício com esses ingredientes.

Para Amidos e Adoçantes, 2009 foi um ano de transformar as dificuldades apresentadas pela crise internacional em oportunidades, o que passou pela ampliação no portfólio de clientes. Assim, registrou ganhos expressivos de market share em vários segmentos e, principalmente, novos negócios. O crescimento, considerando todas as linhas de produtos, chegou a 40% no ano, acima, portanto, da expectativa de 25%. Para 2010, a projeção é expandir, em volume, nesse mesmo patamar. Para atender à demanda, houve necessidade de ampliação de linhas de produção. A unidade industrial de Uberlândia, por exemplo, recebeu investimento de R$ 112 milhões em um projeto que aumentará em 70% sua capacidade a partir de 2010.

Outro marco foi a comercialização no Brasil do Ingeo™, bioplástico que se decompõe em apenas três a cinco meses desde que em condições de compostagem industrial, ou seja, à temperatura constante acima de 60ºC (mais detalhes no capítulo Gestão Ambiental). No Brasil, uma empresa já adotou o Ingeo™ para a confecção de embalagens para roupas esportivas em substituição ao PET.

Outro destaque foi a atuação mais ofensiva da empresa no segmento de papel. Ela ampliou sua estrutura para atuar com grandes volumes e contabilizou vendas de 80 mil toneladas de amido para o segmento. Além disso, introduziu no mercado papeleiro amidos oxidados e catiônicos, deu início à comercialização no Brasil de amidos modificados para aplicação em Coating – amido modificado C*Film™ – e lançou aditivos para a linha de corrugados. Na área de alimentos, duas das novidades foram a adoção de citrato de potássio e amidos modificados na produção de maionese a frio. No ano, a operação de aromas, ligada anteriormente à Unidade de Negócio Flavor Systems, passou a ser dirigida pela Unidade de Negócio Amidos e Adoçantes, com vistas ao aproveitamento da sinergia da operação com esse negócio, bem como a racionalização de custos. Com isso, a fábrica de Cosmópolis (SP) passou a ser gerenciada pela Unidade.


Cargill Japan Toshoku

Por intermédio de seu escritório em São Paulo, a Unidade provê produtos alimentícios e matérias-primas da A mérica do Sul para clientes no Japão. Promove a exportação de sucos concentrados, vinho a granel, gema congelada, cera de carnaúba, entre outros. Em 2009, foram vendidas 5,6 mil toneladas de produtos para o Japão. Os sucos concentrados de laranja e limão foram os que mais se destacaram.

No ano, a grande conquista da Unidade ficou por conta da oferta de uma alternativa de suco de limão com teor mais alto de concentração, proporcionando economia no frete. Para 2010, com a lenta retomada da economia japonesa, a expectativa é de manutenção do volume exportado em 2009.

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