AA Tamanho do texto
Home > Envolvimento Comunitário > Comunidade

Comprometida com o aprimoramento de suas ações sociais e com a incorporação delas à sua estratégia, a empresa mantém a Fundação Cargill, que completou 36 anos em 2009. Ela coordena os programas de responsabilidade social da empresa, treina e orienta o trabalho dos 360 voluntários e ainda colabora com o desenvolvimento de iniciativas nas unidades da companhia. Em 2009, a instituição aprimorou seu modelo de governança corporativa com base em estudos desenvolvidos nos últimos anos. Um dos resultados foi a definição de atribuições mais claras das funções dos diretores, e a qualificação e a adequação das suas atividades.

O ano foi de ampliação de parcerias com entidades e municípios. Uma delas foi firmada com a USAID, agência independente do governo dos Estados Unidos que desenvolve iniciativas de assistência econômica e humanitária em todo o mundo. A Cargill será parceira no desenvolvimento de projeto de saneamento básico (Sistema Fossa Séptica Biodigestora) na zona rural na cidade de Porto Velho (RO), ao lado da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Ficou a cargo da Fundação Cargill a coordenação geral da iniciativa, cujo objetivo é introduzir saneamento básico, com a tecnologia social disponibilizada pela Embrapa, substituindo o esgoto a céu aberto por fossas sépticas biodigestoras. O efluente será empregado como adubo orgânico, evitando a contaminação do lençol freático – o que contribui também para a prevenção de doenças.

Outra parceria, com as Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frango (Abef), Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs) e União Brasileira de Avicultura (UBA), resultou na publicação de dois livros técnicos, nas áreas de saúde animal e nutrição animal. Também serão lançados 10 mil exemplares de uma cartilha direcionada ao pequeno produtor rural, com orientações sobre a prevenção de doenças graves na saúde animal.

Em Primavera do Leste, onde inaugurou uma unidade industrial, a Cargill firmou acordo com a prefeitura para a criação de espaço de convivência para jovens de 13 a 20 anos. O projeto, previsto para ser posto em prática em 2010, consiste na criação de um centro educacional e ambiental que vai contribuir com a comunidade local por meio da disseminação de conceitos e boas práticas ambientais e por intermédio de eventos direcionados à qualificação profissional.

Os programas Fura-Bolo e “de grão em grão” completaram, respectivamente, dez e cinco anos, com muito a comemorar.

Fura-Bolo

O Fura-Bolo é desenvolvido em parceria com as prefeituras e Secretarias de Educação de 13 cidades de oito estados e tem o objetivo de contribuir para a melhoria do Ensino Fundamental por meio da literatura infantil, com a distribuição de livros especialmente elaborados para alunos do 2º ao 5º ano. As obras e atividades promovem o resgate da cultura popular e estimulam o prazer pela leitura. O Programa distribui a Coleção Fura-Bolo, composta de livros e material pedagógico específico para o desenvolvimento de ações em sala de aula. A partir dos recursos didáticos, os alunos criam trovinhas populares, brincadeiras, versos, poemas e receitas de pratos típicos, resgatando, assim, a cultura popular. Anualmente, dois mil educadores são treinados por meio da iniciativa e contam com o apoio de voluntários da Fundação Cargill em diversas atividades, como desfiles cívicos, semanas de cultura e intervenções em sala de aula de maneira lúdica. Em 2009 foi lançado o livro O Brasil de todos nós – o livro de folclore da Cargill, que passou a integrar o programa e destina-se aos alunos de 4ª série (5º ano do novo ciclo) do Ensino Fundamental. Por meio de vários gêneros textuais alinhados a músicas, história em quadrinhos e trovas populares, a obra resgata o folclore brasileiro. Também foi criado caderno de atividades para o aluno e proposta de atividades pedagógicas destinadas aos professores. No ano, o Fura-Bolo chegou a duas novas cidades: Porto Ferreira (SP) e São Miguel do Iguaçu (PR).


"de grão em grão"

Já o “de grão em grão” transmite conceitos sobre agricultura familiar e alimento seguro, de maneira didática, a alunos da rede pública de ensino de nove municípios e sete estados. Eles aprendem conceitos que vão da higienização de alimentos a pós-colheita de legumes e verduras cultivados em hortas escolares. Em todas as escolas participantes a Cargill montou hortas para que os alunos exercitem o aprendizado recebido em sala de aula. A Fundação Cargill fornece os recursos necessários para o cultivo, o que inclui terra, sementes e ferramentas, apoio técnico da equipe e suporte de funcionários voluntários durante todo o ano. Os produtos colhidos podem ser utilizados na merenda escolar, enriquecendo-a nutricionalmente. Os educadores são treinados por equipe especializada e as crianças recebem um livro e um caderno de atividades de acordo com a série cursada. Também participam do programa merendeiras, treinadas anualmente por nutricionistas, que recebem material pedagógico sobre alimento seguro. A iniciativa contempla ainda encontros com as famílias dos alunos para que aprendam os conceitos transmitidos no programa e recebam orientação sobre como montar uma horta em casa.

Em dez anos, o Fura-Bolo atendeu aproximadamente 460 mil crianças e distribuiu mais de 1 milhão de livros. Já o “de grão em grão” beneficiou em seus cinco anos de existência 10 mil professores, 2,5 mil merendeiras e 200 mil alunos e resultou na produção de cerca de 600 toneladas de alimentos.

Fura-Bolo "de grão em grão"
2009 2008 2009 2008
Alunos atendidos 46.128 54.485 42.135 51.848
Cidades participantes 13 15 09 12
Estados participantes 08 08 07 07
Escolas atendidas 135 144 110 135
Educadores capacitados 2.000 2.113 1.473 2.022
Livros distribuídos 46.128 54.485 42.135 51.848
Cadernos de atividades distribuídos (aluno e professor) 48.128 56.598 43.608 53.870
Merendeiras capacitadas NA NA 430 484


No âmbito dos dois programas, foram ainda realizadas as seguintes atividades:

Concurso Cultural Fura-Bolo – Em comemoração aos dez anos do programa, foram convidadas a participar 46 mil crianças, com desenhos ou poesias sobre o tema Uma história de folclore diferente. Os alunos foram divididos nas categorias 2º e 3º anos (que apresentaram desenhos) e 4º e 5º anos (poemas). Foram dois vencedores por categoria (um por série).

Concurso cultura “de grão em grão” – Em comemoração aos cinco anos do programa, foi realizado um concurso direcionado aos filhos dos funcionários da Cargill, convidados a escrever uma história em quadrinhos com o tema Festança na Horta – o Mister grão em grão está fazendo cinco anos. Os trabalhos foram pré-selecionados nas unidades regionais da empresa e analisados por um comitê da sede da Cargill em São Paulo, composto por funcionários de diversas áreas, que participaram de um treinamento sobre história em quadrinhos para ter subsídios no momento da avaliação dos trabalhos recebidos.

Bibiotecas e espaços de leitura – No ano, graças aos recursos obtidos na campanha “Um dia para o futuro” de 2007, foram entregues seis salas de leitura em diferentes cidades em que a Cargill tem negócios (Ilhéus, Porto Velho, Porto Ferreira, Três Lagoas, Sorriso e Barreiras). As localidades beneficiadas foram selecionadas por meio do Concurso Revitalização de Bibliotecas Públicas ou Implantação de Salas de Leitura, cuja comissão julgadora foi composta por funcionários de diferentes áreas da matriz da empresa.

Compartilhe este link: Compartilhar no LinkedIn Twittar este Conteúdo Compartilhar no Facebook Imprimir