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A Cargill busca manter relacionamento de parceria com seus fornecedores, de forma a contribuir com a solidez financeira deles e estimular a adoção de práticas socioambientais adequadas e alinhadas ao seu desafio de se tornar a principal provedora de soluções para os clientes dos setores agrícola e de alimentos.

Na cadeia de suprimentos estão inclusos os fornecedores selecionados pela área de compras (Procurement) para materiais e/ou serviços indiretos e diretos, os quais passam por critério de seleção que considera aspectos como processos de sustentabilidade, situação financeira, sistema de qualidade, tecnologia e capacidade de inovação, entre outros. Além disso, a empresa deu início ao processo de Gerenciamento de Relacionamento com os Fornecedores, que resulta em maior aproximação e benefícios para as duas partes.

O site da empresa, assim como a Revista Cargill, são os principais canais adotados para manter os parceiros atualizados sobre as ações e os compromissos internos. Uma página na internet também é dedicada ao Sistema de Atendimento a Fornecedores (www.ssc-cargill.com.br) que, acessado por meio de senha, possibilita obter informações relativas a pagamentos.

Os contratos firmados pela Cargill incluem cláusulas de responsabilidade socioambiental, como de proibição de contratação de mão de obra infantil e trabalho escravo ou análogo, e de obrigatoriedade de respeito às leis trabalhistas e previdenciária. Também são divulgados entre os fornecedores projetos como o Na mão Certa e o Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo, entre outros. (mais detalhes em Relacionamento com governos e sociedade).

Outras práticas específicas complementam essa política. A equipe de originação da Unidade de Negócios Amidos e Adoçantes, por exemplo, vale-se de características como liquidez, integridade e completa infraestrutrura para buscar oportunidades de diversificar a comercialização. Também realiza diagnósticos de necessidades e adota soluções valorizadas e confiáveis para assegurar o suprimento seguro e adequado de matérias-primas em cada unidade de processamento, e procura estabelecer relacionamentos duradouros com os fornecedores. Em 2009, a Unidade mantinha 258 fornecedores cadastrados. Com a expansão da moagem da fábrica de processamento de milho em Uberlândia, o número de fornecedores deverá aumentar cerca de 20% em 2010.

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