AA Tamanho do texto
Home > Práticas Humanas > Desempenho dos Negócios > Segmento Industrial

SEGMENTO INDUSTRIAL

Óleos Industriais e Lubrificantes

A Unidade fornece matérias-primas renováveis de origem vegetal para a indústria de transformação das mais variadas áreas. Produz lubrificantes de alto desempenho, com a marca Innovatti, o que inclui óleos, ésteres, ceras, coalescentes, poliois, lecitina e ácidos graxos de base vegetal, além de ésteres sintéticos e produtos personalizados.

Em 2009, os negócios cresceram substancialmente, o que levou a Unidade a utilizar 94% de sua capacidade e duplicar o volume de produção. As vendas alcançaram 33,4 mil toneladas. O bom desempenho decorre da adoção de uma estratégia que contempla a prioridade para o fechamento de contratos de longo prazo com clientes estratégicos e a manutenção de crescimento em mercados-alvo com o fornecimento de soluções inovadoras e adequadas a cada perfil.

Um dos projetos de destaque em 2009 consistiu na construção de uma linha de envase e um armazém na fábrica de Mairinque (SP), que demandou investimento de US$ 3,6 milhões. Houve ainda a entrada no mercado de biodiesel por meio da Innovatti. O fornecimento começou em janeiro de 2010. No cenário internacional, o ponto alto foi a comercialização de um lubrificante para compressores, na China.


Metais

No Brasil, a Cargill Ferrous International (CFI) trabalha com as indústrias siderúrgica e mineradora, às quais fornece produtos financeiros, soluções em logística e matérias-primas como carvão mineral e sucata. Também compra dessas indústrias minério de ferro, ferro-gusa e aço, que são vendidos no mercado internacional.

Em 2009, a CFI consolidou-se como Trading Company operadora de minério de ferro, com embarques de 650 mil toneladas em portos brasileiros e chilenos.

Também iniciou operações com carvão metalúrgico, com a conclusão do primeiro negócio com a compra e venda de um navio de carvão colombiano para a siderurgia brasileira. Nas operações de ferro-gusa, em cujo mercado a Cargill é líder global, manteve o market share de 15% a 20%, com embarques de 365 mil toneladas (50% menos do que em 2008). Com relação às usinas de aços planos e longos brasileiras, comprou e embarcou 150 mil toneladas.

No primeiro semestre de 2009 foram registradas grandes perdas na indústria siderúrgica em decorrência da diminuição drástica de demanda e consequente diminuição de produção. As exportações brasileiras totalizaram 8,9 milhões de toneladas, ou U$ 4,9 bilhões, um decréscimo de 38,6% se comparado ao exercício anterior. A Cargill Ferrous International soube lidar com suas posições e gerenciar o risco nos momentos mais graves da crise sem registro de perdas significativas.

Compartilhe este link: Compartilhar no LinkedIn Twittar este Conteúdo Compartilhar no Facebook Imprimir